Mark Farner traz clássicos do Grand Funk Railroad ao Teatro Gamaro

Crédito: Leca Suzuki

Músico americano veio ao Brasil mostrar longevidade, bom gosto e com seus dedilhados assertivos provou que está longe de se aposentar

Texto: Marcos Franke

Foto: Leca Suzuki

O músico Mark Farner se apresentou no Teatro Gamaro com seu projeto “Mark Farner’s American Band” e tocou os grandes clássicos eternizados pela banda que ajudou a formar: o Grand Funk Railroad.

Contando com uma equipe de músicos absurdamente competente, Mark Farner não podia ter escolhido setlist melhor iniciando o show com ‘Are You Ready’, do álbum On Time. O teatro não resistiu ficar sentado e muitas pessoas levantaram para dançar ao ritmo viciante da banda.

Com ‘Rock N Roll Soul’ o ritmo incrível dos pratos vibrava juntamente com o tom do baixo em cada alma rock n’ roll presente no teatro. Que grande performance do guitarrista. Empolgado, o músico nem percebia que aos poucos os fãs se aproximavam cada vez mais do palco. Com sua voz muito afinada, o guitarrista quase cantou o set inteiro sozinho.

Mas foi em ‘Footstompin’ Music’ que o teatro foi abaixo. Não havia mais ninguém sentado. Que energia saia daquele baixo Fender de Jacksonville, com assinatura do lendário baixista de jazz Marcus Miller. Claro, não tem como não se empolgar com o assertivo ritmo da bateria, que não perdia uma única nota. Mark Farner empolgado, parecia uma criança com seus 70 anos e se empolgava com cada fã ao lado do palco.

A partir dali o teatro era do público e não havia mais qualquer tipo de regra para diversão. O músico se divertia passando pelos clássicos como ‘We’re An American Band’, ‘Aimless Lady’ do clássico álbum Closer to Home e ‘Paranoid’ do muito conhecido e prestigiado álbum Grand Funk (álbum vermelho) e ‘Into the Sun’, do já mencionado On Time – uma das músicas mais guitar hero da noite.

Não tinha um momento ruim, á não ser para um fã que estava chapado demais para dar atenção ao músico e vivia reclamando da luz que persistia em ofuscar sua visão. Mal sabia ele, que o mais precioso naquele momento era sua audição.

O baixo mais uma vez se destaca com ‘All You’ve Got Is Money’ – uma das músicas mais incríveis da banda logo emendada por ‘Shinin’ On’, uma de minhas preferidas da banda e que também exalta a técnica de guitarra de Mark Farner juntamente com as do tecladista de Detroit, Michigan. Que grande jam era aquele momento. Foi um dos momentos mais marcantes para mim naquela fatídica noite no Teatro Gamaro. Naturalmente muitos preferiram o momento que veio a seguir, com a incrível ‘Heartbreaker’ – um verdadeiro clássico do Grand Funk Railroad. Hipnotizado apenas pude testemunhar e ficar boquiaberto pela grande qualidade musical apresentada naquele palco. As baquetas de Tennessee abrilhantaram muito o show não somente tocando brilhantemente seu instrumento, como fazia backing vocals e cantava absurdamente bem.

A calmaria veio com ‘Mean Mistreater’, com uma pegada mais bluseira, deixando o público completamente imerso naquele mar de notas incríveis. Mas foi em ‘Bad Time’ que houve uma grande comoção! Grande clássico da banda, uma das fãs aproveitou que o bombeiro estava em frente do palco e tentou levar ele para uma dança ao som da música. Uma pena que ele recusou prontamente. Que incrível música para se dançar! O músico não parou ali e logo emendou com ‘Sin’s Good Man’s Brother’ e a incrível ‘The Loco-Motion’ que na verdade é de autoria da cantora Carole King/1980.

O músico encerrou seu fantástico show com ‘Some Kind of Wonderful’ e ‘I’m Your Captain/Closer to Home’, dois mega sucessos do Grand Funk Railroad. Não tem o que pôr nem o que tirar deste que é um dos melhores shows que você pode testemunhar de um artista da época clássica do rock n roll americano. Simplesmente genial!

A Rock N Louder agradece de coração por ter tido a oportunidade de trabalhar neste grande evento da EV7 Live com ajuda da Assessoria Lexis Metalis. Não poderia também deixar de agradecer a fantástica fotógrafa Leca Suzuki por ceder sua lente a este site – você destrói.

SETLIST MARK FARNER

Are You Ready
Rock & Roll Soul
Footstompin’ Music
We’re An American Band
Aimless Lady
Paranoid
Into the Sun
All You’ve Got Is Money
Shinin’ On
Heartbreaker
Mean Mistreater
Bad Time
Sin’s a Good Man’s Brother
The Loco-Motion
Some Kind of Wonderful
I’m Your Captain/Closer to Home

%d blogueiros gostam disto: