Kadavar: Que pedrada foi esta?
Kadavar vem ao Brasil e mostra para o público paulista que o stoner rock está mais forte do que nunca e que veio acompanhado.
Por Marcos Franke
Fotos: Flávio Santiago
A nossa cena underground do rock n roll está se fortalecendo. Isto está simples de constatar. Com os representantes brasileiros abrindo para os alemães do Kadavar, percebe-se com Disaster Cities e Grindhouse Hotel que é absurda a qualidade sonora e de bom gosto a qual deparamos neste sábado. Apesar de soarem bem diferentes, as bandas de abertura beberam da mesma fonte, o Cathedral. Desculpe Black Sabbath – vocês são os pais e toda aquela coisa, mas foi o Cathedral que englobou todos os outros estilos possíveis em sua música e tornou-se no stoner rock que conhecemos hoje. Disaster Cities já tem clássicos como a já pesadíssima ‘Mice and Trashcans’ e a bem direta ‘Right Next to You’ – ambas lançadas no primeiro registro da banda abraçado pelo selo Abraxas, o Lowa (2018). Citar a cadenciada ‘Death Blues’ e a grande homenagem ao grunge com ‘Blow’, mostra a diversidade musical que a banda possui. Impressionante.
Grindhouse Hotel então se mostrou uma banda mais direta com os vocais rasgados de Leandro Carbonato, que também foi responsável pelos riffs de guitarra, juntamente com Luiz Natel. A banda se completa com Roger Marx (baixo) e Gustavo Cardoso (bateria), que entregaram um trabalho rítmico de primeira. A viagem para a música ‘Red Pill’ foi simplesmente arrebatadora e o peso misturado ao stoner me lembrou muitas vezes o grandioso Corrosion of Conformity.
A grande atração da noite, o Kadavar, mostrou a que veio. Promovendo seu mais recente álbum Rough Times, a banda alemã está passando por uma fase incrível. A performance de Christoph “Tiger” Bartelt é contagiante, mesmo sentando atrás da bateria. Com “Are you ready for the Doomsday Machine”? Christoph “Lupus” Lindemann apresentou a segunda faixa da noite, um clássico do segundo álbum Abra Kadavar (2013), inédito no Brasil. Com ‘Pale Blue Eyes’, o tímido baixista Simon “Dragon” Bouteloup se entregou ao público brasileiro e agitou como nunca no palco da Fabrique Club. Era incrível testemunhar a química do trio naquele palco. Tudo fluía naturalmente, até as pirações na guitarra de Lupus.
O peso absurdo de ‘Into the Wormhole’, fez o baixo de Dragon vibrar até a água dentro de meu corpo. Que sensação incrível – uma das melhores faixas do álbum novo Rough Times (2017). Mas foi em ‘Die Baby Die’ que o Kadavar fez o público cantar – um dos refrões mais memoráveis de sua ainda curta carreira. Com ‘Living In Your Head’, do álbum Kadavar, retirada do primeiro álbum da banda, o trio mostrou forte influência do rock dos anos 60 e 70. A naturalidade do guitarrista Lupus para expressar as letras impressionava em todas músicas. Os solos saíam com uma naturalidade ímpar. Mas foi em ‘The Old Man’ que a influência de Black Sabbath mostrou sua cara – o público cantou o riff da guitarra a música inteira. A cara de satisfação dos músicos era simplesmente impagável, já que a casa estava cheia.
Mas os clássicos não paravam como a dobradinha ‘Black Sun’/’Forgotten Past’ – ambas do primeiro álbum da banda. Para mim no entanto o grande momento do show foi a execução de uma das canções mais inusitadas da banda, a grandiosa ‘Thousand Miles Away from Home’ – a variação inusitada de riffs fazem desta uma das composições mais incríveis do Kadavar. A viagem preparada para ‘All Our Thoughts’ foi simplesmente a parte mais impactante da noite – que show! A banda encerrou seu show com ‘Come Back Life’, de seu segundo álbum Abra Kadavar (2013) deixando seu público em êxtase. O show terminou e eu estava ali pensando que trem foi aquele que passou por cima de mim. Que pedrada foi aquela? No momento, este é o sério candidato para show do ano. Parabéns para Abraxas por confiar nas bandas nacionais e claro, por trazer o grandioso Kadavar de volta ao Brasil. Bravo!
SETLISTS
Disaster Cities
The Rats Testimony
Brave New Heart
Right Next to You
Heart Broken Robot
Death Blues
Blow
Mice and Trashcans
Search and Destroy (The Stooges cover)
Grindhouse Hotel
Burn Like Fire
T.I.T.I.
Centaurus
Liquid Brain
Cleanliness
Desert of Affliction
Throw it Out
Red Pill
You Stink Motherfucker
Kadavar
Skeleton Blues
Doomsday Machine
Pale Blue Eyes
Into the Wormhole
Die Baby Die
Living In Your Head
The Old Man
Black Sun
Forgotten Past
Purple Sage
Thousand Miles Away From Home
All Our Thoughts
Come Back Life