Solid Rock Festival encerra o ano de grandes Festivais com chave de ouro

SAO PAULO, SP 13.12.2017: SOLID ROCK-SP - DEEP PURPLE. Acontece em Sao Paulo a primeira edicao do Solid Rock, no Allianz parque. zona oeste da capital. O festival tem as bandas Deep Purple, Cheap Trick e Tesla no line up. (Foto: Ale Frata)

Solid Rock Festival trouxe bandas inéditas ao país como Cheap Trick e Tesla, que enriquecerem a noite no Allianz Arena.

Texto: Marcos Franke

Fotos: Ale Frata

Ás 18:30 em ponto começou a primeira banda do Festival, o Tesla. Formada em 1981 na cidade de Sacramento, na California, a banda é formada por Jeff Keith (vocal), Frank Hannon (guitarra), Brian Wheat (baixo), Troy Luccketa (bateria) e Dave Rude (guitarra). Que show de comunicação! Demonstrando muita alegria em estar no palco do Solid Rock, a banda fez um show muito curto para a quantia de clássicos que possui. Jeff Keith, muito comunicativo, logo agradeceu a presença do público após tocarem o primeiro clássico, ‘Edison’s Medicine’ (Psychotic Supper/1991). O que veio logo depois, foi uma verdadeira onde de impressionantes hits como ‘The Way It Is’, ‘Hang Tough’ e ‘Heaven’s Trail (No Way Out)’ todas do excepcional álbum The Great Radio Controversy/1989. Sempre comunicativa, a banda não deixava de interagir com o público, seja jogando palhetas para o público na pista ou acenando para as pessoas das arquibancadas. A banda continuou com sua distribuição de clássicos como ‘Signs’ (Five Man Acoustical Jam/1990), a incrível ‘Love Song’ (The Great Radio Controversy/1989) finalizando o show com ‘Little Suzi’ e ‘Modern Day Cowboy’, ambas do clássico Mechanical Resonance/1986. Que grande show este do Tesla. A banda deixou o palco do Solid Rock com muitos clássicos a tocar. Espero que a banda não demore mais 30 anos para retornar ao Brasil.

Festival Solid Rock acontece em São Paulo

Após um breve intervalo era a vez do Cheap Trick se apresentar no palco do Solid Rock Festival. Escolhida para o lugar do Lynyrd  Skynyrd, que ficou de fora por uma doença acometida a filha de Johnny Van Zant, o quarteto deixou uma boa impressão. Formada em 1974, a banda hoje tem em sua formação o vocalista Robin Zander, guitarrista Rick Nielsen, baixista Tom Petersson e o baterista Daxx Nielsen e são conhecidos por fazerem turnês regularmente há 40 anos e terem se apresentando mais de 5.000 vezes. A banda também é responsável em influenciar inúmeras bandas americanas como Ramones, Anthrax, Kiss, Ratt, Mötley Crue, Nirvana e algumas mais alternativas como Smashing Pumkins. O show do Cheap Trick, foi interessante, pois foi como conhecer uma pessoa estranha. Começou meio tímido com Rick Nielsen introduzindo a banda e logo depois emendando ‘Come On, Come On’ – detalhe para o pedestal do microfone do guitarrista, que estava repleto de palhetas. O estilo de tocar de Daxx Nielsen era claramente inspirado em Keith Moon, do The Who com a utilização excessiva dos pratos e do ximbau. Robin Zander interagiu menos com o público, mas não deixou de fora grandes clássicos da banda como ‘In The Street’, utilizado na abertura do seriado That 70’s Show , ‘I Want You To Love Me’, ‘Dream Police’, ‘Lookout’ e ‘Big Eyes’. Aos poucos, as pessoas começaram a entender o estilo da banda e foram se aproximando ao estilo único desta banda estadunidense. O quarteto ainda deu espaço para um solo para o baixista Tom Petersson, que demonstrou toda a sua técnica com o instrumento. A banda encerrou seu show logo após a clássica ‘Surrender’, incluida na trilha sonora do jogo Guitar Hero 2, com ‘Goodnight Show’, com Robin Zander envolto numa bandeira brasileira! Um show empolgante!

Festival Solid Rock acontece em São Paulo

Era a vez do Deep Purple fazer seu show de despedida para o público de São Paulo. Chamada de ‘inFinite: The Long Goodbye Tour’, esta turnê do Deep Purple promete ser a última excursão do grupo britânico ao redor do planeta. Formado hoje por Ian Paice (bateria), Roger Glover (baixo), Ian Gillan (vocais) e Don Airey (teclados), o Deep Purple lançou recentemente seu mais novo álbum de estúdio chamado Infinite (2017). O show dos britânicos começou empolgante com ‘Highway Star’, levando a Allianz Arena ao delírio logo nas primeiras notas. Sem dar ao menos tempo para respirar, Deep Purple logo emendou com ‘Pictures from Home’, do grandioso Machine Head (1972). Os clássicos vinham um após o outro com ‘Bloodsucker’ e ‘Strange Kind of Woman’, com Ian Gillan tímido agradecendo pelo carinho do público que compareceu ao show. A grande performance nas baquetas de Ian Paice, só poderia ser complementada pelas quatro cordas do baixista Roger Glover, um dos melhores baixistas clássicos ainda na ativa. Que grande equipe. As melodias de Don Airey para o tributo ao falecido Jon Lord em ‘Uncommon Man’, também foram emocionantes. Impressionante o cuidado que os músicos tiveram ao entrelaçar as melodias entre teclado e a guitarra de Steve Morse. Tenho certeza que Jon Lord, onde estiver, está orgulhoso com o grande tributo que este quinteto lhe atribuiu. Clássicos como ‘Lazy’, ‘Birds of Prey’ e ‘Knocking at your Back Door’, foram lembrados e festejados com um público que não parava de cantar cada letra cantada por Ian Gillan. Steve Morse, inteligente, acompanhava muito bem com sua guitarra os momentos em que Gillan não conseguia alcançar as notas, fazendo sua guitarra alcançar justamente estas notas. Genial! Don Airey também lembrou de seus momentos com Ozzy Osbourne tocando a introdução para ‘Mr.Crowley’ logo no início de seu solo, levando o público ao delírio! Claro que ‘Perfect Strangers’ seria a óbvia pedida que viria logo em seguida. Empolgante foi ver mais uma vez a grande performance de Roger Glover em ‘Space Truckin” – uma das mais queridas dos baixistas de plantão. A banda deixou o palco após ‘Smoke on the Water’, retornando logo depois para se despedir do público com ‘Hush’ e ‘Black Night’ – esta última o derradeiro clássico da noite. Ficou apenas aquele aperto no coração, imaginar que esta talvez seja a última excursão do grupo para o Brasil. Esta primeira edição do Solid Rock Festival já entrou para história como o festival mais tradicional de rock n roll que tivemos este ano. Memorável!

 

SETLISTS

TESLA

Edison’s Medicine

The Way It Is

Hang Tough

Heaven’s Trail (No Way Out)

Signs

Love Song

Little Suzi

Modern Day Cowboy

 

CHEAP TRICK

Hello There

Come On, Come On

Lookout

Big Eyes

Need Your Love

Ain’t That a Shame

Clock Strickes Ten

When I Wake Up Tomorrow

Long Time Coming

(Bass Solo)

I’m Waiting for the Man

The Flame

I Want You To Want Me

Dream Police

Never Had a Lot to Lose

Surrender

Goodnight Now

 

DEEP PURPLE

Highway Star

Pictures of Home

Bloodsucker

Strange Kind of Woman

Uncommon Man

Lazy

Birds of Prey

Knocking at Your Back Door

(Keyboard Solo)

Perfect Strangers

Space Truckin’

Smoke on the Water

BIS

Hush

Black Night

%d blogueiros gostam disto: