Dark Dimensions Folk Fest: Uma Aposta Acertada!

Festival trouxe headliner Ensiferum, Kalevala, Elvenking e Armored Dawn para apresentação única em São Paulo

Por Marcos Franke

O Carioca Club foi o local para uma verdadeira celebração ao Folk Metal Mundial no sábado, dia 18 de novembro. Na data, os escudos e espadas estiveram empunhados para receber mais uma edição do Dark Dimensions Folk Festival. Desta vez, o festival escalou para o lineup as bandas Armored Dawn (BRA), Elvenking (ITA), Kalevala (RUS) e, para fechar a noite, os finlandeses Ensiferum.  O festival também teve hambúrgueres artesanais e venda de artigos folclóricos – como também apresentação de lutas medievais no intervalo entre os shows. A primeira banda a tocar no palco principal foi a banda brasileira Armored Dawn.

Armored Dawn é uma banda de heavy metal formada em São Paulo por Eduardo Parras e possui em sua formação os músicos Timo Kaarkoski, Fernando Giovannetti, Tiago de Moura, Rafael Agostino e Rodrigo Oliveira. Tem como influências bandas de Heavy Metal como Accept, Running Wild e apresentaram um setlist calcado no repertório do mais recente álbum Barbarians in Black (2017) como também músicas de seu primeiro álbum Power of Warrior (2016).

Nessa mesma pegada veio o Kalevala. A banda formada em 2007 em São Petersburgo, na Rússia fez uma das melhores apresentações do dia e executou músicas influenciadas fortemente por Korpiklaani e Finntroll, a maioria do álbum novo chamado Metel (2017) (NR.: Nevasca, traduzido do Russo). Kseniya Markevich, uma das fundadoras da banda juntamente com Nikita Andriyanov (guitarra), fizeram um bom trabalho empolgando os presentes com músicas de sua discografia.

Já o Elvenking chegou ao palco com um repertório com os grandes sucessos de carreira. “The Wanderer”, “Elvenlegions”, “Draugen’s Maelstrom”, “The Devided Heart” e “The Loser” são algumas canções que não ficaram de fora.  Os italianos aproveitaram a passagem pelo Brasil para divulgarem seu mais novo trabalho Secrets of the Magick Grimoire (2017) e fizeram um excelente trabalho.  Os músicos Damnagoras (vocais) e Aydan (guitarra), únicos membros da formação original da banda, fizeram o público agitar do começo ao fim da apresentação. A história da banda começou em 1997, juntamente com mestres do Folk Metal como o Skyclad, por exemplo. Foi muito legal ver esta grande banda se apresentar pela primeira vez no Brasil!

Era a vez dos headliners do festival, o Ensiferum. Formados em 1995 por Markus Toivonen (vocais, guitarra), os finlandeses trouxeram em sua bagagem músicas de seu mais novo álbum Two Paths (2017), lançado este ano. Grandes hinos do Folk Metal como ‘Way of the Warrior’, ‘Treacherous Gods’ e ‘King of Storms’ fizeram parte do excelente setlist montado pela banda que completa sua formação com Petri Lindroos (guitarra), Sami Hinkka (baixo), Janne Parvilainen (bateria) e Netta Skog (acordeon). Destaque para as bandas anteriores que aproveitaram a oportunidade para andar entre os fãs e tirarem fotos com todos que solicitavam. Que incrível experiência foi esta que a Dark Dimensions deu aos fãs do Kalevala e do Elvenking, que aproveitaram cada instante que podiam. Um excelente festival, que provou que apostas como estas criam laços inesquecíveis para os fãs das bandas.

 

Setlists

Armored Dawn

Chance to Live Again
Eyes Behind the Crow
Bloodstone
Men of Odin
Viking Soul
Survivor
Sail Away
Gods of Metal
Beware the Dragon

Kalevala

– RUSSO –

Elvenking

King of the Elves
Elvenlegions
The Wanderer
Invoking the Woodland Spirit
The Winter Wake
Pagan Revolution
Draugen’s Maelstrom
The Devided Heart
Neverending Nights
The Loser

Ensiferum

For Those About to Fight for Metal
Heathen Horde
Two Spades
King of Storms
Treacherous Gods
In My Sword I Trust
The Longest Journey (Heathen Throne, Part II)
Way of the Warrior
Token of Time
From Afar

BIS
Lai Lai Hei

%d blogueiros gostam disto: