Elvenking: A Alma do Verdadeiro Folk Metal

Elvenking é uma banda que já tem 20 anos de carreira e está de malas prontas para vir se apresentar no Brasil no Dark Dimensions Folk Festival juntamente com o Armored Dawn, Kalevala e o Ensiferum. Os italianos formaram a banda em 1997, quando o Skyclad estava no auge com um estilo que na época era rotulado de folk metal –  uma mistura do power metal com instrumentos puramente acústicos como o violino, violões, flautas e gaitas de fole. Conversamos com o carismático Jakob, baixista da banda, sobre esta estranha transição daquele folk metal para a atualidade, como o Brasil foi parar no DVD The Night of Nights lançado em 2015 e o álbum novo Secrets of the Magick Grimoire que será lançado este mês. Confira!

Por Marcos Franke

Elvenking lançou um álbum novo chamado Pagan Manifesto (2014). Conte-me um pouco sobre como o álbum foi recebido até agora?

Pagan Manifesto ainda é nosso álbum mais recente mas só até 10 de Novembro, quando finalmente lançaremos o nosso novo álbum Secrets of the Magick Grimoire! O álbum Pagan Manifesto teve uma recepção incrível, seja ela pela reação de críticos e vendas. Sinto que o álbum também nos trouxe de volta ás nossas raízes conceituais e musicais.

Eu li muito que Pagan Manifesto é considerado o melhor lançamento após o debute Heathenreel (2001). O que você acha que as pessoas perderam nos outros álbuns do Elvenking lançados até hoje?

Sim, muitos consideram Pagan Manifesto nosso melhor álbum até agora, então foi um desafio e tanto compor um novo. Mas estamos muito satisfeitos com o resultado! No passado a gente fazia muitos experimentos e deixamos uma mistura de estilos prevalecer. Entendemos que isto poderia muito bem chocar (ou aborrecer) nossos fãs com o tempo. Desta vez não fomos muito longe com Secrets of the Magick Grimoire. Ele desenvolve e nos leva mais adiante do que o trabalho feito em Pagan Manifesto, mas mantendo as nossas raízes.

Elvenking mistura power metal com metal folclórico e definiu com isto um som próprio. Sabemos de bandas que fazem propositalmente este tipo de composição e outras este estilo surge naturalmente. Como isto funciona com vocês?

É exatamente a descrição da banda. Nós temos inspirações (power metal, metal clássico, algumas coisas extremas e um monte de influências folclóricas), mas sempre tentamos nos expressar e escrever boas músicas sem pensar muito se um som precisa ter mais isto, ou aquele precisa mais daquilo. No final nossos fãs dizem que a gente meio que mantém a nossa sonoridade, o que é o mais do que um elogio para nós.

Como vocês conseguiram dosar a quantidade de power metal no álbum Pagan Manifesto desta vez?

Bom, há muito power metal neste álbum. No novo também terá!

No álbum anterior, Era (2012), você pode ouvir tributos incríveis feitas por Maurizio Cardullo. Esta nova experiência esta sendo bem produtiva não?

Nós apreciamos profundamente o trabalho dele. Ele toca gaitas de fole, flautas e flauta de metal no álbum Pagan Manifesto também.

Um elemento novo no álbum Era foram os vocais feminios. Tenho curiosidade em saber por que elas foram usadas tão pouco em Pagan Manifesto. Não foram muito bem aceitas pelos fãs?

Não! Elas foram muito bem aceitas e usadas novamente em Pagan Manifesto, pois ainda tem a incrível participação de Amanda Somerville na primeira faixa “King of Elves”. Claro, não podemos ter muitas convidadas, senão será muito complicado tocar estas músicas ao vivo! Você pode esperar mais vozes femininas em nosso álbum novo Secrets of the Magick Grimoire.

A história da banda já é bem longa e os fãs conseguem testemunhar a grande evolução da banda. Quais são as principais coisas que mudaram no Elvenking?

Você está certo, a banda foi formada em 1997, há longos 20 anos! Nós passamos por tantas mudanças, não apenas como músicos, mas também como pessoas em nosso cotidiano. Houve momentos difíceis e momentos incríveis, mas tudo nos levou para onde estamos hoje e estamos orgulhosos do que fizemos. Sentimos que amadurecemos muito e que temos mais autoconsciência de nossas habilidades e de nossos limites também.

A cena folclórica está se expandindo rapidamente e Elvenking sempre esteve presente, mesmo na fase inicial da cena. Você viu músicos evoluírem a sua volta. O que mudou na cena folclórica através do seu ponto de vista?

Muito experimental! Apenas posso dizer que quando a banda nasceu, muitas poucas bandas (exceto Skyclad provavelmente) tocavam este estilo de música. No início do advento da internet, a maioria ainda nem se conhecia. É impensável nos dias de hoje. Mudou tantos de uns anos para cá, que a gente nem sente pertencer a cena do folk metal típica. Nós sempre brincamos sobre nós mesmos dizendo que somos muito bons tocando a música errada em tempos errados!

Vocês mencionam Brasil no DVD The Night of Nights (2015) que vocês gravaram. Sua expectativa deve ser bem alta para os shows aqui, não?

Sim! Nosso DVD ao vivo de 2015 The Night of Nights, foi gravado em Pordenone, Itália, onde a banda nasceu e um cara veio do Brasil para nos ver e estar na gravação, foi incrível! Bem, imaginamos uma casa de shows lotada de pessoas que nem ele – você pode imaginar o quão alta a nossa expectativa está!

Brasil teve algumas apresentações de bandas italianas este ano, como por exemplo Fleshgod Apocalypse. Você já tocaram com eles ao vivo?

Eu acho que não, se a minha memória não falha. Mesmo assim, Fleshgod Apocalypse é uma banda que trabalha muito e eles merecem o reconhecimento que eles finalmente estão recebendo. Respeito.

Muito obrigado pelo seu tempo. Deixe sua mensagem aos nossos leitores e fãs que irão ao show!

Primeiramente, obrigado Marcos e Rock N Louder pela ótima conversa! Estamos preparando um show especial com coisas novas, mas não vamos deixar as canções antigas de fora. Tocar na América do Sul pela primeira vez é excitante e esperamos vocês empolgados como nós! Nos vemos no show!

01fa4a77-dbf8-4bc0-808a-7b70d1b8ca52

Homepage: http://www.elvenking.net/

Facebook: https://www.facebook.com/elvenking.official

Instagram: https://www.instagram.com/elvenking.official/

You Tube: http://www.youtube.com/user/ElvenkingOfficial

%d blogueiros gostam disto: